A Copa do Mundo é um torneio de futebol que acontece a cada quatro anos. Os torcedores vestem as cores de suas respectivas bandeiras e aguardam ansiosos o início de cada partida.
É o evento esportivo mais popular do planeta, que atrai milhões de espectadores de todas as nacionalidades. Cada gol é motivo de comemoração na expectativa de levar o troféu.
Em 2022, a edição da Copa acontece no Catar, localizado na Ásia Ocidental. O Brasil é um dos países favoritos, seguido da seleção da França, Alemanha e também da Espanha.
Para entrar no clima, a Altipisou separou 6 curiosidades sobre a Copa do Mundo para você conferir. Acompanhe a leitura!
As 6 curiosidades sobre a Copa do Mundo
Existem algumas curiosidades da Copa que muitos não conhecem. Afinal, ela já acontece há quase um século. Confira abaixo para entrar de vez no espírito do evento.
1. A primeira Copa do Mundo
A primeira Copa do Mundo aconteceu no Uruguai, no ano de 1930. Na ocasião, o primeiro gol da história da Copa foi marcado pelo francês Lucien Laurent. O Uruguai venceu o torneio, derrotando a Argentina por 4 a 2 na final.
2. O troféu escondido
Durante a 2ª Guerra Mundial, o então vice-presidente italiano da FIFA, Ottorino Barassi, retirou secretamente o troféu de ouro Jules Rimet do cofre em que estava protegido e o escondeu em uma caixa de sapatos debaixo de sua cama.
O motivo para isso era garantir que soldados nazistas não encontrassem a taça.
Porém, o cobiçado troféu foi roubado de uma exibição pública no Westminster Central Hall em 1966, durante os preparativos para a Copa do Mundo na Inglaterra.
Embora os ladrões exigissem um resgate de cerca de 15 mil euros, as forças de segurança se mobilizaram para recuperar o roubo.
O troféu estava escondido em um jardim e foi encontrado por um cachorro chamado Pickles.
3. O Brasil é o país com mais vitórias na Copa do Mundo
O Brasil domina a lista de países com 5 vitórias na Copa do Mundo. O pentacampeão sempre começou com o papel de favorito no torneio internacional, e a última vitória data de 2002 na Coreia do Sul-Japão.
Inclusive, em 2002, o Brasil venceu sete partidas, feito que não foi alcançado por nenhuma outra seleção em uma única edição da Copa.
Imediatamente atrás da famosa amarelinha estão a Itália e a Alemanha, com 4 troféus.
4. Recorde de gols
O recorde de mais gols marcados em Copas do Mundo em um único torneio é 27, feito pela Hungria em 1954.
O país foi vice-campeão naquela edição, que aconteceu na Suíça, e perdeu para a Alemanha na final.
No evento, a Hungria havia vencido a Alemanha por 8 a 3 na primeira fase, além de ter goleado a Coreia do Sul por 9 a 0.
O país não levou o título, mas o artilheiro foi o húngaro Sandor Kocsis, com 11 gols.
5. Pelé protagoniza a primeira vitória do Brasil aos 17 anos
Na Copa do Mundo de 1958, que aconteceu na Suécia, Pelé, então com 17 anos, protagonizou a primeira vitória do Brasil no torneio internacional.
Ele foi então considerado o Melhor Jogador Jovem do Mundial, pois marcou 6 gols e garantiu 4 vitórias naquela Copa, sendo o artilheiro.
Ele recebeu o apelido de Rei do Futebol pelos franceses, denominação que prevalece por várias décadas.
Pelé é o único jogador tricampeão em Copas do Mundo, pois o Brasil venceu quando ele jogou na Suíça (1958), no Chile (1962) e no México (1970).
6. O mascote da Copa do Mundo em Catar
O mascote oficial da Copa de 2022 parece um fantasminha, mas não é o Gasparzinho.
Ele veste um turbante branco e se chama La’eeb, que significa “jogador habilidoso” em árabe, representando uma vestimenta típica no Oriente Médio.
Essa é a primeira edição da Copa do Mundo no Oriente Médio e no mundo árabe.
Gostou de saber mais sobre este evento esportivo mundial que traz muita emoção e expectativa nos mais diversos países?
Agora, é o momento de torcer para o Brasil e garantir o título de hexacampeão!
Aproveite para ler mais conteúdos em nosso blog e nos siga a Altipisos no Facebook, Instagram, LinkedIn e YouTube. Até mais!