Blog

4 atividades diferentes para quadras


As quadras esportivas são espaços que podem ser aproveitados de diversas formas. Tanto nas escolas quanto em condomínios, elas costumam ser muito utilizadas para a prática dos esportes mais convencionais, incluindo futsal, basquete, vôlei e handebol. Por outro lado, há toda uma gama de atividades diferentes que podem ser praticadas, especialmente quando o assunto são as escolas.

Isso porque o papel das atividades físicas vai muito além da diversão das crianças; elas são fundamentais para o desenvolvimento de habilidades físicas e motoras. Ao considerarmos isso, muitas atividades diferentes, que fogem do padrão dos principais esportes, podem ser consideradas tão importantes quanto eles. E foi pensando nisso que a Altipisos preparou o texto de hoje.

Na sequência, nós te mostramos 4 atividades diferentes que podem ser feitas em quadras. Se você quer conhecer alguns usos diferentes para dar ao seu espaço esportivo, continue a leitura abaixo e confira!

4 atividades diferentes para a quadra

1. Queimada

A queimada é uma das atividades mais clássicas em escolas por todo o Brasil. Basta dividir o espaço da quadra pela metade, colocar um time e seus integrantes para cada lado e ter a bola em jogo para que ela comece. O objetivo do jogo é acertar todos os membros do time adversário e eliminá-los e, ao mesmo tempo, desviar da bola para não ser eliminado. Ao fim o vencedor é o time que ainda tiver integrantes em jogo.

2. Pique bandeira

Assim como na anterior, o primeiro passo para a realização desta atividade é dividir todos os participantes em dois times e colocar um em cada lado. Porém, o objetivo aqui é que os jogadores peguem a “bandeira” (que, na verdade, pode ser qualquer objeto) do outro time e a levem de volta ao seu lado da quadra sem serem capturados. Cada vez que isso for feito, o time que pegou a bandeira ganha um ponto. Ao final, quem tiver feito mais pontos ganha.

3. Futvôlei

Ainda que seja uma mistura de dois dos esportes mais consagrados do país, o futvôlei só começou a ganhar certo destaque e ser mais praticado nos últimos anos. Como seu próprio nome já sugere, a atividade une as principais características dos dois. Na maioria dos casos praticado entre duplas, basta dividir a quadra com uma rede no meio, posicionar uma em cada lado e começar o jogo. A pontuação é como a do vôlei, porém os toques devem ser feitos com a cabeça e as pernas, como o futebol.

4. Dança das cadeiras

Por fim, na última das nossas atividades diferentes temos uma considerada clássica e que já transcende gerações, além de ser muito simples de ser praticada. Basta ter uma cadeira a menos que o número de participantes e uma caixa de som com música tocando. Quando a música for pausada, todos devem sentar em uma das cadeiras. Quem não conseguir, sai e uma cadeira é retirada. Assim o jogo segue até que haja um vencedor. Só lembrando que não pode ser cadeira com pé de ferro, o indicado é cadeira de madeira ou plástico.

E aí, já sabe quais atividades diferentes você pode promover na sua quadra escolar ou de qualquer outro ambiente? Estas foram apenas algumas sugestões, porém há muitas outras ideias que podem ser postas em prática! Se você gostou deste conteúdo e deseja receber mais, siga a Altipisos no Facebook e no Instagram!

Fale com um especialista

Receba novidades em seu e-mail